quinta-feira, 5 de julho de 2012

Tecnologias e motivação

Este é um artigo que considerei importante. Embora não se aplique a alunos de ensino superior, é interessante a forma como aborda a questão da motivação dos estudantes quando apoiados pelas Novas Tecnologias.

Tecnologias permitem motivar alunos e aumentar o sucesso

Fernando Basto
Computadores com Internet de banda larga em todas as salas de aula. Kits tecnológicos nas escolas. Mais quadros interactivos. Cada vez mais, as novas ferramentas de informação e comunicação vão entrando no meio escolar, permitindo aos professores melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Em algumas escolas, há docentes que já não concebem o seu dia-a-dia escolar sem a ajuda das novas tecnologias. Agora, dão ânimo aos colegas para vencer o medo às máquinas, mostrando os resultados gratificantes que obtiveram numa maior motivação da gente jovem, já completamente dependente das novas tecnologias.
"Não podemos continuar a usar só o giz e o quadro. Ou os professores acompanham a evolução, ou daqui a meia dúzia de anos estão completamente desactualizados", defende Elisa Filipe, professora de Matemática da Escola Secundária com 3.º Ciclo dos Carvalhos. A ideia é apoiada pelas colegas Idalina Santos, do mesmo grupo disciplinar, e Ângela Silva, docente de Português. Há três anos, o desafio de lançarem um projecto educativo com o apoio das novas tecnologias uniu-as.
A "Escola Virtual" - um projecto educativo da Porto Editora, apoiado nas novas tecnologias - dotou a escola com dois quadros interactivos e disponibilizou a plataforma educativa. Ali, professores e alunos passaram a dispor de uma infinidade de materiais multimédia e interactivos que facilitam o ensino-aprendizagem.
"Agora, para prepararmos as aulas, podemos recorrer aos conteúdos que ali temos. E as aulas são mais atractivas. Em Português, por exemplo, os alunos podem ouvir uma voz que lê os textos. E em disciplinas das áreas das ciências, as animações permitem explicar tudo muito melhor", disse Ângela Silva.
Em casa, os alunos que tiverem Internet, podem rever toda a aula, reler aquilo que não perceberam muito bem na escola e resolver muitos exercícios, com correcção automática.
"Em Matemática, pedir a um aluno que se abstraia e se imagine dentro de um cubo não é tarefa fácil para todos. Com a ajuda das animações da Escola Virtual, eles conseguem perceber tudo muito melhor", juntou Idalina Santos.
As professoras não têm dúvidas em que as novas tecnologias ajudam a "prender" os alunos, mesmo aqueles menos motivados ou os mais mal comportados.
"As novas tecnologias não substituem o professor, pois o seu papel é fundamental na aula. E os alunos sentem-no mais companheiro, há muito maior espírito de equipa e muito mais cumplicidade entre professor e aluno", explicou Ângela Silva.
As docentes lamentam que a maioria dos colegas sintam medo das máquinas, de lidar com elas e de se saírem mal perante os alunos, que facilmente as dominam. "A verdade é que os professores não podem continuar agarrados ao giz e ao quadro, quando os alunos sentem-se cativados pelas novas tecnologias", sublinhou Elisa Filipe.

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